O Instituto

Localizado no bairro Portal Caiobá –região oeste de Campo Grande- o IDE (Instituto de Desenvolvimento

Evangélico) foi criado para ajudar na formação de crianças, adolescentes e jovens carentes da Capital. O espaço promove a realização de atividades como incentivo à leitura, a cultura, a arte, roda de conversa, esporte, informática, lazer e outras oficinas, que são preparadas por voluntários da comunidade.

Desde 2016 o instituto IDE vem buscando meios sustentáveis para continuar realizando o trabalho de assistência gratuita, em prol de uma sociedade melhor, e que garanta aos assistidos alimentação, saúde e dignidade. Para fazer negócios sociais, os organizadores criaram os projetos Clube Vantagens IDE, Pet Mania, Bazar Solidários, Arteiras, programa de amparo infantil, programa de marketing social e em breve o projeto Restaurante Comunitário chamado – Restaurante IDEAL e Alegria.

Além de contribuir na evolução dos moradores do bairro onde está localizado, o Instituto IDE ainda contribui para o desenvolvimento econômico da região, já que criou a moeda Ideal, a qual os parceiros da entidade têm vantagens em alguns comércios locais.

História

A ideia da criação da instituição se deu ainda quando os fundadores eram crianças, os irmãos Manoel Antônio de Andrade Barbosa e Enéias de Andrade Barbosa. Eram crianças e moravam em um bairro de São Gonçalo RJ e participavam de um grupo de meninos de sua igreja. E foi em um dia que viram uma ação da CRUZ VERMELHA em um desastre e após este dia eles conversaram e falaram um para o outro, “quando crescerem iam criar uma instituição igual a Cruz Vermelha e ajudar muitas crianças e o nome desta instituição seria IDE”, e cresceram; o mais velho ficou no Rio de Janeiro e o mais novo voltou para sua cidade natal Campo Grande MS.

O IDE começou a tomar forma quando o Enéias em Campo Grande/MS começou a atender crianças na igreja em que congregava. Em 1999 o ele iniciou um projeto de reforço escolar, artesanato e informática em um salão cedido pelo seus pais. E em 2000 os dois irmãos e amigos constituíram o IDE, razão social Instituto de Desenvolvimento Evangélico, uma Organização da Sociedade Civil

Desde então o IDE passou a desenvolver projetos para auxiliar crianças, adolescentes e jovens carentes na Capital. Logo quando começou os trabalhos, a instituição teve o seu primeiro projeto aprovado por duas organizações financiadoras, uma localizada no Reino Unido (Latin Link) e a outra norte Americana (Mustard Sed), que ajudou atender cerca de 200 crianças no bairro Vila Carlota e Pacaembu – Campo Grande/MS.

Em 2001 o instituto comemorou o primeiro convênio com a Secretaria de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, e passou a atender 120 crianças no bairro Nova Lima – região norte de Campo Grande. Em 2002 foi celebrado a parceria com Secretaria de Assistência Social do Município de Campo Grande/MS atendendo mais três projetos em três bairro da cidade, B. Panorama (80 crianças), B. Noroeste (70 crianças) e um creche com 50 crianças, até 2005 o IDE já tinha 6 polos de atendimento cerca de 440 crianças/mês.

Um ano depois engajou com uma nova proposta, desta vez no bairro Portal Caiobá, em 2006 o IDE iniciou um único Projeto Uns Por todos, passando a atender 60 crianças. Em 2007 com o apoio de uma organização Internacional, aumentou para 120 crianças Geneva Global. Em 2008 e 2009 o projeto foi contemplado pelo edital de projetos do Criança Esperança/UNESCO, Vivo telefonia e pelo Instituto Energias do Brasil para atender 300 crianças. Em 2010 a entidade recebeu recursos da Petrobrás/FIA, através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Grande e o projeto era criação de orquestras e outras oficinas

Já em 2011 até 2016, o IDE foi patrocinado pela Petrobras Programa Desenvolvimento/Cidadania, foi atendido 2300 crianças e adolescentes e 200 adultos com curso profissionalizantes.

Em 2014 o IDE foi convidado apresentar e falar sobre ONGs em rede em Dubai, por fazer um trabalho em rede chamado Rede Uns Por Todos.

O IDE tem como objetivo o desenvolvimento de projetos voltados a sócio educação, que garantam aos assistidos, o direito à educação, alimentação, lazer, esporte, cultura, profissionalização, saúde e a dignidade aos moradores da Capital sul-mato-grossense.

Prêmios

– Semifinalista do Prêmio ITAÚ UNICEF nos anos 2005 – 2007 – 2011.

Titulações:

– Utilidade Pública Municipal Lei nº 3.988, de 4 de novembro de 2002

– Utilidade Pública Estadual Lei Nº 2.591 de 26.12.2002, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 27.12.2012 consubstanciada pela Lei Nº23 de 13.11.1999,

Registros:

– Registrado no Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescentes – CMDCA Nº 119

– Registrado no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS Nº 184

Rede de Cooperação Mútua - "Uns Por Todos"

A Rede, Uns Por Todos, promove a cooperação mútua entre as ONGs (Organizações Não Governamental), Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), Igrejas, Associações de Moradores, Club de Mães, Escolas públicas Municipais e Estaduais, Ceinfs (Centros de Educação Infantil), Líderes comunitários e todos os atores sociais das regiões, que estão em risco social.

O grupo tem o intuito de fortalecer as ações sociais e proteger crianças, adolescentes e famílias, por meio da troca de experiências, articulações, diálogo, participação, apoio técnico, eventos, divulgação, doações e outras ações que possam fortalecer a estrutura administrativa, física, técnica, política, burocrática, visual, representativa, social, educacional e sustentável.

Quer fazer parte? Clique aqui e entre em contato conosco

Missão

“Promover o resgate e o desenvolvimento humano daqueles que têm direito à vida, mas perecem”.

Visão

O IDE visa cooperar para o alcance do ser humano integralmente em suas dimensões: espiritual, moral, emocional, físico e social.

Quer fazer parte? Clique aqui e entre em contato conosco